
Aluguer de curto ou longo prazo: o que escolher para o seu alojamento?
Proprietários | Conselhos para proprietários | 07/03/18
Se quer alugar o seu apartamento ou apenas um quarto na sua casa, uma pergunta necessariamente surge: devemos optar por um aluguer de curto prazo ou aluguer de longo prazo? As vantagens de cada um sobrepõem-se em alguns aspectos, mas diferem em outros. Roomlala diz-lhe o que deve saber ao escolher a duração do seu aluguer.
Alugue parte da sua casa como um quarto em uma casa particular
Ao alugar um quarto em uma casa particular no curto prazo, pode obter renda adicional de um quarto na sua casa enquanto está desocupado. A vantagem do aluguer de curto prazo baseia-se principalmente na alternância entre períodos de convivência e períodos em que mora sozinho(a). Além disso, alterar o seu companheiro de quarto frequentemente permite que conheça pessoas novas regularmente. Esta solução pode ser muito gratificante socialmente.
O aluguer a longo prazo de um quarto privado também permite gerar renda adicional, dando-lhe maior estabilidade. Para além disso, a solução de aluguer a longo prazo poupa tempo, uma vez que precisa procurar um inquilino menos frequentemente, e pode estabelecer uma conexão real a longo prazo.
Alugue um apartamento completo
Se pode alugar o apartamento completo tem que saber que o aluguer de curto prazo insere-se no aluguer de férias ou nos regulamentos sazonais. Esta solução permite que beneficie de uma renda adicional, que será maior no mês do que no contexto de um contrato de arrendamento de longo prazo. De fato, o fato de ser colocado no mercado do turismo permite oferecer preços mais altos, mas também adaptá-los de acordo com a demanda e a temporada. A principal desvantagem do aluguer de curto prazo é a necessidade de gerenciar a entrada e saída frequentes de inquilinos. Se não está disponível para isso, precisará de alguém ou uma agência para fazê-lo.
No entanto, o aluguer a longo prazo de uma casa completa é particularmente regulado por lei. A vantagem desta solução é alcançar uma estabilidade na renda gerada pela locação. Além disso, uma vez que o inquilino está no local, a gestão da casa é muito pequena, o que garante mais liberdade.
É bom saber: como proprietário, é possível alugar o seu apartamento gratuitamente. Pelo contrário, um inquilino não pode alugar o apartamento sem ter previamente obtido uma autorização escrita do seu proprietário, uma formalidade essencial para subcontratar habitação legalmente.
Autor: Roomlala